RSS

Os Santos Católicos e os Orixás

26 abr

Jesus respondeu: “Cuidado, para que ninguém engane vocês.
Porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Eu sou o Messias’. E enganarão muita gente.
” (Mt 24, 4-5)

Os Santos Católicos e os Orixas

São Jorge

Muitas pessoas tem me escrito e perguntado sobre a relação dos Santos que pertencem a nossa Igreja Católica Apostólica Romana, com os Orixás que fazem parte de algumas seitas ocultistas.
Até mesmo deve ter surgido dúvidas e perguntas a este respeito também pela novela atual que esta sendo exibida em uma grande emissora que contém o nome de um Santo de nossa Igreja Católica.

A respeito da Novela, sinceramente não posso dizer nada, porque não assisto, não sei do que se trata, não sei da trama que a envolve e etc…Mas sabemos muito bem que as Novelas não tem apresentado nada que possam construir ou agregar algo à nós ou as nossas famílias! Muito pelo contrário, cada vez mais as novelas tem mostrado o que é de mais baixo na relação dos reais valores cristãos, e querem ainda de uma maneira sutil incutir em nossa mente que estas realidades exibidas são boas ou “normais” para a nossa sociedade de hoje em dia...
Mas não quero, ao menos neste artigo, parar nas NOVELAS….

Mas quero explicar qual a relação que estas seitas fazem e porque fazem esta relação aos Santos de nossa Igreja Católica!

Para melhor explicarmos isso, é preciso que voltemos um pouco no tempo.
Quando escravos africanos, conhecidos como Iorubas, chegaram ao Brasil trouxeram também suas crenças, suas tradições e seus deuses. Estes deuses não eram o Deus que nós Católicos e cristãos acreditamos, mas era seus deuses, entidades, espíritos evoluídos, mais conhecidos como Orixás.
Os europeus que trouxeram estes escravos eram todos cristãos, e sabiam que estes tipos de deuses que os escravos africanos cultuavam não era o Deus verdadeiro, e por isso proibiram que estes escravos prestassem qualquer tipo de culto à estes deuses.
Os escravos ainda eram ensinados a entender quem de fato era o verdadeiro Deus por meio de uma catequização.
Então os escravos africanos não podendo cultuar os seus deuses, e sabendo que os europeus eram cristãos, decidiram cultuar seus Orixás de forma escondida, e fingiam que estavam cultuando os Santos Católicos estabelecendo assim uma espécie de associação à seus Orixás com os Santos Católicos. Começavam a prestar cultos por exemplo diante de São Jorge, mas na verdade estavam cultuando a Ogum, pois a maioria de seus cultos eram realizados no dialéto de sua tribo de Origem, fazendo assim com que de alguma forma os europeus não entendessem a quem estavam prestando seus cultos, e eram enganados por estas falsas associações…
Existe ainda pequenas diferenças de associações na qual a Umbanda e o Candomblé se utilizam relacionado as suas entidades aos nossos Santos Católicos, mas que para nós Católicos não faz a menor diferença, uma vez que sabemos que a Igreja Católica Apostólica Romana reprova estes tipos de seitas e não é legítimo a realidade de entidades superiores, espíritos evoluídos ou algo do tipo, uma vez que Deus tem como Sua criação os homens e os Anjos. Entre os anjos existem aqueles que fizeram a escolha por Deus, e com Deus governam o mundo, e existe aqueles que rejeitaram Deus, e tornaram – se demônios.

Por isso para nós Católicos só existem Anjos de Deus, e Demônios.

Então muitas pessoas são na verdade confundidas e quando vão à estes tipos de seitas acham que não tem problema, porque lá também tem a imagem de Jesus, lá tem a imagem de Nossa Senhora, tem as imagens dos Santos Católicos. Muitas destas seitas ludibriam as pessoas pela aparência, mas que na verdade não apresentam o verdadeiro Deus. Pessoas são confundidas porque também nestas seitas reza – se o Pai – Nosso e Ave – Maria e coisas do tipo…Mas deixarei para um outro momento também escrever sobre as seitas…

Vou dar alguns exemplos mais conhecidos de associações de Orixás aos Santos Católicos que estas seitas fazem:

Jesus Cristo é associado à Oxalá
Nossa Senhora da Conceição é associada à Iemanjá;
Santa Barbará é associada à Iansã;
São João e São Jerônimo são associados à Xangô
São Jorge é associado à Ogum

Com isso reforço: O que estas seitas apresentam e ensinam NADA TEM HAVER com a doutrina da nossa Igreja Católica Apostólica Romana, nada tem haver com Jesus Cristo. E ainda digo: Estas seitas e o envolvimento com aquilo que elas ensinam podem trazer grandes prejuízos espirituais as pessoas.

Acredito que tenha ficado claro o porquê de muitas vezes imagens de Santos Católicos estarem presentes em seitas ou em lugares que cultuam Orixás.

Deus abençoe você!

Não esqueça que você pode nos acompanhar pelo FACEBOOK

Siga – me pelo TWITTER:

Leia também:

1. Pergunte e Responderemos BLOG de perguntas e respostas sobre Cura, Libertação, Exorcismos e etc…

2. Posso acender incenso dentro da minha casa?

Danilo Gesualdo, é membro da Comunidade Canção Nova e atua junto ao Ministério de Cura e Libertação, residindo em nossa sede em Cachoeira Paulista.
Para contato me envie um e-mail:
livresdetodomal@cancaonova.com

Saiba mais sobre: Danilo Gesualdo ou siga – o no Twitter (danilogesualdo)

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 26 26UTC abril 26UTC 2013 em Geral, Libertação

 

Tags: , , , , , , ,

Deixe aqui o seu comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: